segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Tratamento Fisioterapêutico no Linfedema

Você irá se submeter a tratamento de linfedema? Está com dúvidas? A partir de agora você irá conhecer alguns detalhes do tratamento ao qual irá se submeter. Para começar, saiba que o tratamento do linfedema exigirá de você uma boa dose de força de vontade e perseverança. Tenho certeza que estas são as suas qualidades mais marcantes, afinal você já passou pelo que passou e está aí mais forte do que antes, não é?
Entender a importância da técnica e de cada fase irá contribuir para o sucesso do tratamento e também a fará suportar algum eventual desconforto, além de prepará-la psicologicamente para esta nova empreitada. Então, vamos lá?
O Início do tratamento - O primeiro dia será reservado para a avaliação, exame físico, orientações, explicação do tratamento e determinação do material necessário para as sessões.
Avaliação e Exame Físico - Mesmo com o diagnóstico confirmado pelo médico, o fisioterapeuta fará sua própria avaliação e exame físico, que serão importantes para o tratamento. Nesta fase algumas questões (como as que estão abaixo) deverão ser respondidas por você.
Portanto prepare-se para elas e se necessário, faça anotações para não esquecer algum detalhe e leve-as no dia da avaliação.
  • Como e quando apareceu o linfedema?
  • Sente dor? Com que frequência? Em que situações sente dor?
  • Tem outra doença além do linfedema?
  • Tem alguma alteração na pele?
  • Fez radioterapia?
  • Houve alguma complicação pós-cirúrgica?
  • Toma medicamentos? Quais?
Observação: Provavelmente serão solicitados os seus exames atuais e antigos, leve-os com você!
Após esta entrevista inicial, o exame será iniciado através da verificação do estado da sua pele, do edema e sua extensão. O fisioterapeuta fará algumas medidas e anotações.
A automassagem poderá ser orientada e ensinada de maneira simples e de fácil compreensão, assim como alguns exercícios para serem realizados em casa. Qualquer dúvida em relação aos exercícios, a massagem ou com os cuidados com a pele, devem ser sanados, aproveite as sessões com o seu fisioterapeuta, que na primeira fase do tratamento serão diárias, para esclarecer estes e quaisquer outros problemas relacionados ao seu tratamento.
É importante lembrar que o tratamento do linfedema envolve um conjunto de ações, todas importantes para a obtenção de bons resultados. Você e o seu fisioterapeuta são a partir de agora uma equipe com um desejo em comum: o sucesso!
Primeira Fase do Tratamento
O tratamento irá se dividir em duas fases. A primeira fase é mais intensa e as sessões poderão ocorrer diariamente.
Dependendo do grau do linfedema, a sessão poderá ser iniciada pela pressoterapia após algumas manobras de desobstrução dos linfonodos. A pressoterapia é realizada através de um aparelho ligado a uma luva que exercerá pressão no seu braço com o intuito de diminuir o edema e dar mobilidade à pele. O fisioterapeuta é que decidirá sobre a necessidade ou não da utilização deste aparelho.
Será realizada a linfodrenagem Manual que tem por objetivo reduzir o edema. Esta técnica é realizada manualmente nas regiões de drenagem do membro acometido que estejam livres de edema ou onde a pele do edema já esteja móvel suficientemente para permitir as manobras. Não se surpreenda se no primeiro dia a linfodrenagem se limite ao seu tronco, a linfa está sendo estimulada e conduzida corretamente.
Em seguida, o enfaixamento compressivo funcional que irá garantir a manutenção do que foi alcançado na sessão até o dia seguinte e auxiliar na diminuição do edema quando associado aos exercícios. O enfaixamento deve permitir a movimentação de todas as articulações, avise o fisioterapeuta sobre qualquer sensação desconfortável. Um desconforto natural e que deverá ser suportado é o calor proporcionado pelas sucessivas camadas de faixas utilizadas neste procedimento. Seja forte, pois este procedimento é essencial para os bons resultados.
Com o enfaixamento pronto passarão agora aos Exercícios linfocinéticos que deverão ser realizados sempre após o enfaixamento, senão terão efeito contrário e o edema aumentará.
A primeira sessão terminou e você irá para casa com o enfaixamento e permanecerá com ele até a próxima sessão.
Assim será a primeira fase do tratamento que irá durar até a redução máxima do edema quando passará a segunda fase ou de manutenção que iremos comentar em nosso próximo encontro.
Vera Lúcia Miranda Fisioterapeuta
Colaboradora convidada pelo Instituto Oncoguia

Um comentário:

  1. Fui diagnosticada com câncer de mama em estágio 3 em agosto de 2015. Uma amiga preciosa me contou sobre a mistura de ervas do Dr. James na África Ocidental. Ela me deu seu número de contato e endereço de e-mail, entrei em contato com ele rapidamente para que ele me garantisse que seu medicamento fitoterápico vou curar meu câncer e eu vou ficar curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar as taxas que eu fiz e em 5 dias úteis ele me mandou o fitoterápico então me instruiu sobre como beber por duas semanas para ficar curado. Eu disse a Gomez meu amigo sobre o medicamento à base de ervas, então ele me deu vá em frente para bebê-lo. Então, depois de beber por duas semanas, eu estava curado. Estou muito grato e prometo recomendarei a ele qualquer pessoa com câncer e é isso o que estou fazendo. Dr. James Herbal Medicine me faz acreditar que há esperança para as pessoas que sofrem de doença de Parkinson, Esquizofrenia, Câncer, Escoliose, Câncer de Bexiga, Câncer Colorretal, Câncer de Mama, Rim Câncer, Leucemia, Câncer de Pulmão, Câncer de Pele, Câncer Uterino, Próstata C ancer, fibromialgia, a
    Síndrome Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Asthma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, Doença inflamatória intestinal, Copd.
    Aqui estão as informações de contato dele ...... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com. Whatsapp ... + 2348152855846]

    ResponderExcluir